domingo, 24 de janeiro de 2016

O abc da Alimentação Saudável 1


Parte 1

Recentemente, muito se tem falado na comunicação social sobre a alimentação saudável. A todo o momento, novas pesquisas, novos resultados, novas diretrizes. Cabe aos profissionais de saúde, aos consumidores e a toda a sociedade estarem atentos.

Nesta primeira publicação vou abordar o tema “Alimentação Saudável”, cujo artigo denomina-se  “O abc da Alimentação Saudável” começando por esclarecer alguns conceitos básicos.

Alimentação: é o processo pelo qual os indivíduos adquirem do mundo exterior os alimentos que compõem sua dieta.

Alimento: é o material que o organismo recebe para satisfazer as necessidades de manutenção, crescimento, trabalho e renovação dos tecidos.

Dieta: é um conjunto de alimentos que o indivíduo consome diariamente com as substâncias denominadas nutrientes.

Nutrientes: são substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo.

Nutrição: é a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, sua ação, interação  e balanço em  relação à saúde e à doença, além dos processos pelos quais o organismo absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.

Alimentação variada: refere-se à seleção de alimentos dos diferentes grupos de alimentos, considerando-se o nível de renda, nível de escolaridade, preferências e a disponibilidade dos alimentos.

Alimentação saudável: aquela planejada com alimentos de todos os tipos, de procedência conhecida, de preferências naturais, e preparados de forma a preservar o valor nutritivo e os aspetos sensoriais dos alimentos.

Necessidades Nutricionais: refere-se a quantidades de nutrientes e de energia que um indivíduo deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas de deficiências.


Deixo duas questões para reflexão:
- Conhecemos a procedência de todos os produtos alimentares existentes no mercado nacional?
- Consideram a nossa alimentação saudável? Sim? Não? Porquê?


Fiquem bem, até breve!!

2 comentários:

  1. Essas questões de reflexão são mesmo de reflexão. Sabemos que no nosso País não existe um controlo adequado da qualidade de alimentos produzidos e que depois abastecem os nossos mercados. Espero que daqui a alguns anos iremos ver esta estratégia montada do campo até à mesa do consumidor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, temos que trabalhar arduamente para que seja assegurada a qualidade dos produtos desde a produção até o consumo final.

      Eliminar